'''Osmar Zandomenighi'''

mais conhecido como '''OSMAR ZAN''', é um músico, compositor, produtor artístico,diretor artístico e criativo, Multi-instrumentista,autor e produtor musical. É filho do compositor e acordeonistaMario Zan.


* ELE RESPIRA MÚSICA

Poderia ter sido artista - chegou a gravar dois discos de 78 rotações também como sanfoneiro nos anos 50, na Copacabana, a convite do então diretor artístico Paulo Rocco, acompanhado pela bandinha de Altamiro Carrilho - mas seu destino estaria interligado à música em outro segmento: o da produção.

Ele entrou para o mundo do disco em 1954 na Editora Santos Dumont e a Carlos Gomes de propriedade do seu pai onde exerceu as atividades de supervisor comercial, destas editoras saíram nomes como Teixeirinha, Waldick Soriano, Gordurinha, Zé Keti e outros, em 1960 transferiu-se para a Musidisc onde foi ser vendedor logo depois foi para a Mocambo a convite do Sr. Jairo de Almeida Rodrigues como gerente de vendas nesta ocasião começou a fazer produções de estúdio. Mas o caminho de Osmar seria marcado definitivamente a partir de 1964, com sua entrada na RCA Victor. "Foi para a RCA trabalhar no departamento de vendas, como inspetor de vendas e logo em seguida foi cuidar das editoras musicais da gravadora, que estavam sendo montadas. Mas logo acabou indo para a direção artística, onde se manteve até 1984".



GRANDES REALIZAÇÕES:

O trabalho de Osmar Zan à frente da direção artística da RCA Victor rendeu muitos frutos à companhia, além do reconhecimento em nível nacional e internacional. Por suas mãos passaram praticamente todos os grandes da música popular brasileira, pois a gravadora, nas décadas de 60, 70 e 80, tinha o maior elenco do Brasil."Trabalhei com novos e promissores artistas de então e também com nomesconsagrados, como Antonio Marcos, Martinho da Vila, Maria Creuza, Nilton César, Carmem Silva, As Patotinhas, Luiz Américo, Antonio Carlos & Jocafi, Jane & Herondy, Dom & Ravel, Os Incríveis, Luiz Gonzaga, Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Moacyr Franco, Vanusa, Os Originais do Samba, Joanna, Painel de Controle, Banda Pau e Corda, Beth Carvalho, João Nogueira, Ednardo, Ivan Lins, Celly Campelo, Ronnie Von, Adriano Santa Cruz, Francisco Rossi, Beto Mi, enfim, com muitos artistas. Projetou, também, o nome de vários artistas brasileiros no mercado externo, como Altemar Dutra, Lindomar Castilho, Carmem Silva, Antônio Carlos &Jocafi, Maria Creuza, Dave Maclean e Os Pholhas, Terry Winter e muitos outros". Osmar Zan representou internacionalmente a RCA desde 1969 à 1982 divulgando e intercambiando artistas de todos os países, trazendo para o Brasil, Johnny Rivers, Fifty Dimention, Mammas and Pappas, Village People, ABBA, Creedence, All Stwart, K&C Sunshine Ban, Culture Clube e muitos outros, e marcas famosas como Fantasy, Ariolla e outras.


Produções:

Em espanhol e inglês artistas como: Júnior (Espanha), Juan Gabriel (México), Armando Manzanero (México), Midle of the Road (Itália), Tony Renis (Itália) e produziu para a RCA Americana, a Banda Samba Soul e a Banda Charm que ocuparam os primeiros lugares da parada dos EUA por muito tempo.

Osmar Zan criou, também, projetos especiais de peso para a gravadora, sendo o principal a Série Documento, que reunia num estúdio um grande nome da MPB, que era entrevistado por um seleto grupo de jornalistas e pesquisadores. Essas entrevistas eram gravadas e depois montadas em fitas entremeadas pelos principais sucessos do artista, funcionando como um verdadeiro documento da história da música popular brasileira. "Por essa série passaram, entre muitos outros, Cartola e Nelson Cavaquinho, Nelson Gonçalves, Orlando Silva, etc.. Esses discos, de valor cultural e artístico imprescindível, mereciam ser reeditados. A própria série, aliás,deveria ser retomada, pois há uma infinidade de artistas que precisam ser ouvidos, contar suas histórias.

PRODUTOR INDEPENDENTE DE SUCESSO - Em 1984, Osmar Zan saiu da RCA Victor. Formou a Brasidisc, que viria a se tornar uma das mais maiores gravadoras independentes do Brasil. A empresa foi a responsável pelo lançamento no Brasil, em 1986, do valiosíssimo catálogo da Charly Records e Sun Records, gravadora inglesa detentora dos direitos de clássicos da história do rock'n'roll, jazz e blues. "Lançamos no Brasil verdadeiras preciosidades de artistas como Roy Orbison, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Johnny Cash, Elvis Presley, The Beatles, Nina Simone, Elmore James, Tina & Ike Turner, James Brown, The Annimals. Nesta área era assessorado por vários lojistas e também pelo jornalista e pesquisador Valdimir D'Angelo, especialista no assunto.


Discos de ouro:

Com muita dedicação, amor e talento, Osmar Zan é um dos recordistas em producões que renderam discos de ouro, no Brasil e no exterior.

Como vai Você (Antonio Marcos), Batuque na Cozinha (Martinho da Vila), A Namorada que Sonhei (Nilton César), Adeus Solidão (Carmem Silva) Melô dos Patins (As Patotinhas), Camisa Dez (Luiz Américo), Você abusou (Antonio Carlos & Jocafi), Não se Vá (Jane & Herondy), Eu te amo meu Brazil (Dom & Ravel), Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles E Os Rolling Stones (Os Incríveis), Naquela Mesa (Nelson Gonçalves), Coração Vagabundo (Lindomar Castillho), Sentimental demais (Altemar Dutra), Seu amor ainda é tudo (Moacyr Franco), Paralelas (Vanusa),Tragédia no fundo do mar (Os Originais do Samba), Romaria (Renato Teixera), Pavão Misterioso (Ednardo), Abre Alas (Ivan Lins), Estúpido Cupido (Celly Campelo), Velhos Amigos (Ronnie Von), Aparências (Adriano Santa Cruz), Segura na Mão de Deus (Francisco Rossi), Homem de Nazaré (Antonio Marcos), O Menino da Porteira (Sergio Reis), Eu não sou cachorro não (Waldick
Soriano), Farofa-fá (Mauro Celso) e outros mais.


Cinema:

Amor extranho amor (Direção musical)

Independência ou morte (Direção musical)


Discografia:

* (1960) Dona Zabé/Zig Zag

* (1958) Só pra Chatear/Nóis Vai

* (1958) Sanfonando/Larga Brasa

* (1957) Saudades de Matão/Serelepe

* (1956) Pinta Braba/Zan Zan

Texto: Tominho Spessoto.

  

Nossos Usuários

Nessa seção você pode descrever os usuários típicos e o porquê de esse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes assim eles irão retornar ao seu site.

Bons momentos, recordações e grandes amigos:

Convido à todos os meus querido amigos a participarem deste site, dando os seus depoimentos, e contando as suas  vivências  em projetos que realizamos em conjunto durante a minha carreira artística.

Agradeço e conto com a colaboração de todos.


Homenagemda fundação Casper libero

Como melhor Diretor Artístico Fonográfico

Rádio e TV Gazeta 1974